Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Liderança

Com forte conhecimento técnico-científico, inclusive internacional, o Conselho Curador da FBDS é responsável pela formulação da estratégia e orientação das diretrizes básicas de atuação da entidade.


Conselho Curador

Gabriel Klabin
  • Bacharel em Desenho Industrial - Faculdade da Cidade
  • Programa Executivo - Singularity University
Com sólida experiência na área robótica e aeronaves, fundou em 2007 a Santos Lab, empresa de soluções aéreas inovadoras para Agricultura, Defesa e Segurança e Construção Civil. Coordenador de projetos de aeronaves como o Carcará I, Carcará II e Orbis, colaborou com Marinha e Exército brasileiros, assim como com empresas europeias no desenvolvimento de uma versão estrangeira do Carcará II. Atualmente fechou parceria com a Israel Aerospace Industries Ltd., em um projeto que introduzirá agricultura de precisão em larga escala no território brasileiro.


Izabella Teixeira
  • PhD em Planejamento Ambiental, Políticas Ambientais, Energia e Mudança do Clima - COPPE - UFRJ
  • Mestre em Planejamento Energético - COPPE - UFRJ
Co-chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU MEIO AMBIENTE e Ministra do Meio Ambiente (2010-2016).  Conselheira Emérita do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Foi Ministra do Meio Ambiente (2010-2016). É, também, Co-Chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP) e membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA.  Desempenhou papel chave na negociação do Acordo de Paris e foi nomeada, em 2012, para servir no Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Em 2013, ganhou o Prêmio Global "Campeões da Terra", da ONU Meio Ambiente, pela sua contribuição para reduzir o desmatamento na Amazônia.


Fabio Scarano
  • Professor de Ecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ph.D. em Ecologia pela Universidade de St. Andrews, Escócia
  • Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília
Membro da Linnean Society of London (desde 1995).  Foi Professor Visitante na Universidade Tecnológica de Darmstadt, Alemanha (2002) e na Universidade de Minnesota, EUA (2003).  Foi Coordenador da Área de Ecologia e Meio Ambiente na CAPES/MEC e Diretor de Pesquisas Científicas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.  Foi autor principal para o primeiro relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC; 2011-2014), para o quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC; 2011-2014) e coordenador para o Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ambientais (IPBES; 2015-2018). Foi Coordenador Geral da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES; 2015-2019), Vice-Presidente Sênior da Conservação Internacional e Diretor Científico da FBDS. Autor de diversas publicações científicas sobre biodiversidade, mudanças climáticas e sustentabilidade.  Recebeu dois Prêmios Jabuti de Literatura, na categoria de Ciências Naturais, com os livros "Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural" e "Mata Atlântica: Uma História do Futuro".  Seu livro mais recente é "Regenerantes de Gaia" (2019).


Roberto Schaeffer
  • Professor Titular de Economia da Energia com cerca de 140 teses de mestrado/doutorado orientadas
  • PhD em Política Energética pela University of Pennsylvania (UPENN) e Pesquisador 1A do CNPq
  • Pós-doutorado na UPENN e Professor Visitante e Professor Palestrante naquela mesma instituição (Center for Energy and the Environment e The Joseph H. Lauder Institute for Management and International Studies, da School of Arts and Sciences e da Wharton School, respectivamente, em 1991-92)
Membro do Science Advisory Committee (SAC) do IIASA em 2014-20, e membro do Science Advisory Council (SAC) do Stockholm Environment Institute (SEI), da Suécia, desde 2014. Membro do Scientific Steering Committee (SSC) do Integrated Assessment Modeling Consortium (IAMC) desde 2015. Membro do Painel de Especialistas do projeto "Energy Transition Commission and Fossil Fuels", da SEI, e membro do Advisory Board for the Routledge Series in Energy Transitions, ambos desde 2016. Especialista do "EU High-Level Panel on Decarbonisation" desde fevereiro de 2018.   Possui mais de 250 publicações científicas, incluindo revistas como Nature, Nature Climate Change, Nature Energy e Science. Eleito "Membro Titular da Academia Brasileira de Letras", e agraciado com o "IAMC Award for extraordinary contribution to the field of IAM", ambos em 2020. Desde 2021 é membro do "Vulnerability, Impacts, Adaptation and Climate Services (VIACS) Advisory Board for the Coupled Model Intercomparison Project Phase 6 (CMIP6)".


Russel Mittermeier
  • Ph.D. Biological Anthropology, Harvard University
  • M.A. Biological Anthropology, Harvard University
  • B.A., Dartmouth College (Summa Cum Laude, Phi Beta Kappa)
Russel Alan Mittermeier é antropólogo e primatólogo. Presidente da Global Wildlife Conservation e presidente do Grupo Especialista de Primatas da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).  Em sua atividade de pesquisa e de defesa do meio ambiente, viajou por 169 países em sete continentes e realizou trabalhos em 30 deles, particularmente na Amazônia (Brasil e Suriname), na Mata Atlântica brasileira e em Madagascar.  Escreveu 35 livros tanto científicos quanto de divulgação científica e é autor de mais de 650 artigos populares e científicos. Foi escolhido pela revista Time (1999) como "heroi para o planeta".

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino