Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
 
green new deal for
nature-based
economic recovery
um plano para
recuperação econômica
baseada na natureza

Este projeto tem como objetivo reduzir e reverter a perda de florestas tropicais, promovendo a restauração dos biomas brasileiros. Além disso, ele visa contribuir com a estabilidade climática, proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

 

Conheça os parceiros do projeto PlanaFlor

Instituições parceiras se mobilizam para alavancar o projeto “PlanaFlor”

Este Projeto é financiado pela Norwegian Agency for Development Cooperation (NORAD) e administrado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Também serão parceiros para o seu desenvolvimento o Instituto BVRio, a Fundação Getúlio Vargas e o Conservation Strategy Fund.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS)

A FBDS é uma entidade sem fins lucrativos que se diferencia pela rede de relacionamentos que estabelece com a comunidade científica, entidades de fomento internacionais e corporações nacionais.

É uma organização que pensa e estrutura projetos e parcerias no tema do desenvolvimento sustentável, por meio de uma estrutura que concilia a fronteira do conhecimento com capacidade gerencial.

Mescla sólida experiência corporativa com forte conhecimento técnico-científico em seu conselho curador, fato que agrega valor ao posicionamento institucional da Fundação e reforça a sua credibilidade ética e profissional.

Foi fundada em 1992 e traz para a temática do desenvolvimento sustentável o olhar de uma entidade que não só acompanhou a evolução do tema, como também participou de forma relevante de momentos decisivos desta trajetória.

A FBDS é a responsável pela administração geral do PlanaFlor, além de elaborar e desenvolver todas as análises relacionadas ao contexto ambiental para a implementação do Novo Código Florestal e elaboração do PlanaFlor.

Para maiores informações sobre a FBDS entre no site https://www.fbds.org.br.

Instituto BVRio

A BVRio tem como missão promover o uso de mecanismos de mercado para facilitar o cumprimento de leis ambientais e apoiar a economia verde e de baixo carbono.

Como visão, considera que mecanismos de mercado são instrumentos eficientes para a execução de políticas públicas ambientais e para o desenvolvimento sustentável, integrando os esforços e ativos de governos, empresas, produtores rurais, empreendedores sociais e organizações da sociedade civil.

O desenvolvimento dos conceitos teóricos e da base regulatória, e o engajamento de atores são condições necessárias, mas insuficientes para que mecanismos de mercado se tornem efetivamente um instrumento real de implementação de políticas públicas ambientais. Desse modo, a missão da BVRio inclui, ainda, a promoção de meios de negociação efetiva de ativos ambientais, como forma de demonstração concreta da viabilidade dos conceitos por ela desenvolvidos.

Inicialmente criada no Brasil, a BVRio expandiu suas atividades, conceitos e mecanismos internacionalmente ao longo dos anos. Atualmente, com operações na China, Asia do sudeste, África e Europa.

A BVRio é responsável pela concepção dos aspectos sociais do PlanaFlor.

Para maiores informações sobre a BVRio entre no site https://www.bvrio.org/.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A FGV foi fundada em 1944. Seu objetivo inicial era preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País. Na época, o Brasil já começava a lançar as bases para o crescimento que se confirmaria nas décadas seguintes. Antevendo a chegada de um novo tempo, a FGV decidiu expandir seu foco de atuação e, do campo restrito da administração, passou ao mais amplo das ciências sociais e econômicas. A instituição extrapolou as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação.

Marca de pioneirismo e ousadia, a Fundação Getulio Vargas inaugurou, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em administração pública e privada, bem como a pós-graduação em economia, psicologia, ciências contábeis e educação. A FGV também lançou as bases para uma economia bem fundamentada, a partir da elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos. Iniciativas como essas ajudaram o profissional em busca de formação e até o cidadão comum a entenderem melhor o desempenho econômico e social brasileiro.

A FGV irá elaborar e desenvolver as análises acerca do contexto econômico para a implementação do Código Florestal. Suas análises irão nortear os custos decorrentes para a adequação legal à esta lei ambiental.

Para maiores informações sobre a FGV entre no site https://portal.fgv.br/.

Conservation Strategy Fund (CSF)

O CSF usa a economia para realizar uma conservação ampla e duradoura, reduzindo seus custos, revelando seus benefícios e alinhando-os com o crescimento econômico. Pratica a economia com um objetivo social específico, a conservação, e permanecem fiéis ao objetivo social final de toda a economia, tornando as pessoas mais felizes. Suas análises baseiam-se em uma variedade de disciplinas e ferramentas econômicas e fornecem as informações de que os tomadores de decisão precisam para encontrar soluções inteligentes e eficientes para os problemas ambientais mais urgentes.

Para maiores informações sobre a CSF entre no site https://www.conservation-strategy.org/where-we-work/brazil.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino