Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Painel de alto nível apresenta declaração oficial na Rio+20

Como parte dos eventos paralelos à Rio+20, a FBDS - Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Stockholm Environment Insititute (SEI), promoveu um painel fechado de diálogos de alto nível sobre os rumos da sustentabilidade global, na Fundação Eva Klabin, no Rio de Janeiro. O debate contou com a presença do rei da Suécia, Carl XVI Gustav, e da rainha Silvia.

O grupo de participantes, formado por integrantes do Painel de Alto Nível Global de Sustentabilidade das Nações Unidas (UN High Level Panel on Global Sustainability - GSP), ganhadores de prêmios Nobel de várias áreas e membros do grupo conhecido como The Elders - fundado por Nelson Mandela e que reúne ex-governantes de vários países - se reuniu para elaborar o documento "O futuro que escolhemos", um texto que afirma que não há mais dúvidas sobre o aquecimento global, e alerta para outros riscos, como a escassez de alimentos e perda da biodiversidade. A declaração foi anunciada oficialmente dia 18 de junho, em cerimônia no Riocentro. Leia o texto na íntegra aqui.

A ideia por trás da declaração é transmitir uma mensagem sobre as perspectivas do desenvolvimento humano e clamar pela necessidade de transformação para o futuro. A expectativa do movimento é, além de transmitir a mensagem conjunta, fomentar discussões sobre os urgentes temas socioambientais entre os líderes mundiais durante a Conferência.

Israel Klabin, presidente da FBDS, Johan Rockstrom, diretor do Stockholm Resilience Centre, Janos Pastzor, secretário-executivo do Painel Global de Sustentabilidade das Nações Unidas (GSP), Yuan Tseh Lee, prêmio Nobel de Química e presidente da academia de Sinica (ICSU), Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República e representante The Elders, Maurice Strong, assessor especial do secretário Geral das nações Unidas, Gro Brundtland, representante do The Elders, Achim Steiner, diretor executivo da UNEP, Jeffrey Sachs, professor da Universidade de Columbia e diretor do Earth Institute são alguns dos participantes desta iniciativa.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino