Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

FBDS promove parceria Brasil-EUA para sustentabilidade urbana

Participaram do encontro, entre outros, a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, a administradora da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Lisa Jackson, o prefeito da cidade da Filadélfia, Michael Nutter, o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, o diretor do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador André Corrêa do Lago, e o presidente da FBDS, Israel Klabin.

A cooperação ambiental firmada entre os dois países é fruto da visita do presidente Barack Obama ao país em março deste ano e visa promover a sustentabilidade urbana, ampliar os mercados para as empresas das duas nações, gerar empregos e estimular o financiamento a inovações que demonstrem os benefícios que cidades verdes trazem para a economia, o meio ambiente e a saúde.

"A data de hoje é um marco para a sustentabilidade, um dia em que as ideias começam a ser postas em práticas graças ao entendimento de que compartilhar conhecimento, aliado à busca de investimentos e ao comprometimento da sociedade, é o caminho para a viabilidade de uma agenda econômica verde para todo o planeta", declarou Israel Klabin, presidente da FBDS.



A iniciativa vai criar uma plataforma para a troca de experiências e ações conjuntas em áreas como mobilidade, qualidade do ar, gestão de resíduos, aproveitamento de recursos hídricos, geração de energia e reciclagem. Os grupos de trabalho criados como parte do acordo vão estabelecer uma agenda verde comum entre os países e o Brasil, por ter experiência em iniciativas sustentáveis, poderá servir de modelo para outras nações.

"Israel é o indutor desta parceria, um amigo que tem a visão do futuro ambiental e que entende que somente com o engajamento político, do setor privado e da população conseguiremos vencer os desafios para as práticas sustentáveis nas cidades", declarou a ministra Izabella Teixeira.

A cooperação entre as partes caberá à Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável que, em parceria com entidades internacionais e iniciativa privada, promoverá o ambiente para a emissão de diagnósticos dos problemas urbanos e para a criação de projetos que possam ser implantados como solução.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino