Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

FBDS prepara estudo para Rio+20

Quase duas décadas após a ECO92, os holofotes do mundo se voltam para o Rio de Janeiro não somente por conta dos grandes eventos que sediará nos próximos anos, mas também por ser o local onde, em junho de 2012, muitos chefes de Estado de mais de 200 países se encontrarão na Rio+20 para a maior conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento sustentável. No encontro, que deverá receber cerca de 50 mil participantes, temas como economia verde e o papel das instituições em relação ao desenvolvimento sustentável servirão para renovar o engajamento dos países nas causas pela preservação do planeta.  O principal desafio da Rio+20 será propor alternativas para suprir de forma sustentável as necessidades de uma população mundial de 9 bilhões de habitantes em 2050.

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) está preparando junto com o Instituto do Meio Ambiente de Estocolmo (SEI), da Suécia, uma  avaliação global com foco no acesso à energia sustentável para todos no futuro. O estudo conta com a colaboração de entidades de pesquisa e organizações ligadas ao desenvolvimento sustentável, energia, economia e meio ambiente da África, Ásia, Europa e EUA. A COPPE/UFRJ também faz parte dessa rede e vai desenvolver os estudos no Brasil, juntamente com a FBDS, para identificar os casos de sucesso e sugerir meios para garantir o acesso à energia sustentável como forma de combate à pobreza.

O resultado deste trabalho será usado como insumo e informação que poderá influenciar o conteúdo e a abordagem dos temas da Rio+20.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino