Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

FBDS recebe Achim Steiner, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor-executivo do PNUMA

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) recebeu no dia 28/04, o subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor-executivo do PNUMA, Achim Steiner. Ele se reuniu com cerca de 60 representantes do governo e da sociedade civil para discutir temas relevantes da agenda ambiental internacional que irão referenciar a Rio+20, como por exemplo a economia verde e o combate à pobreza.

Steiner falou sobre a importância do Brasil como país que tem dado exemplos de inovação e preservação ambiental, com dados da diminuição da devastação da Amazônia e cujos governos têm sido compreensivos quanto à adesão de práticas sustentáveis. Outro ponto mencionado pelo subsecretário foi a questão da governança ambiental, que, em sua opinião, o Brasil poderá exercer um papel de líder global no assunto. "O Brasil será sede de grandes eventos esportivos nos próximos anos, tem condições ambientais únicas, economia em franco crescimento e instituições que têm ajudado o mundo a pensar a evolução da economia", disse.

Já a ministra Izabella Teixeira foi pragmática: "Começou esta semana a contagem regressiva para a Rio+20", disse ela, que já designou a formação de três grupos de trabalho que farão a interlocução entre os setores público, privado e sociedade. "O processo de preparação já começou. Teremos um conjunto de eventos este ano que reforçarão a imagem do Brasil não só como anfitrião, mas como líder do processo de mudanças que o mundo precisa", completou.

O presidente da FBDS, Israel Klabin, corroborou a importância da vinda do subsecretário ao país. "No Pnuma, Steiner tem realizado ações muito eficazes para que se compreenda as questões da energia verde e do acesso à energia sustentável no mundo. Ele veio preparado para motivar a sociedade brasileira. Para ele, o Brasil é fundamental", enfatizou Klabin.

Participaram do evento: Luiz Figueiredo Machado (Ministério das Relações Exteriores); Luiz Pinguelli Rosa (Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas); Philippe Reichstul (membro do Conselho Curador da FBDS); Guilherme Leal (empresário), Marcelo Furtado (diretor-executivo do Greenpeace), Samyra Crespo (secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), entre outros.

A FBDS e a Rio+20
O papel da FBDS neste encontro foi o de mobilizar diversos atores envolvidos na agenda da sustentabilidade como o setor privado, academia e formadores de opinião brasileiros.

A FBDS é a entidade brasileira que, em parceria com a Coppe/UFRJ, irá coordenar um estudo sobre o panorama global das condições do acesso à energia sustentável no futuro. Tal avaliação conta, ainda, com a cooperação internacional do Instituto do Meio Ambiente de Estocolmo (SEI), da Suécia. O resultado do estudo será usado como insumo para o conteúdo dos temas da Rio + 20, conferência das Nações Unidas que acontecerá em junho de 2012 e marcará os 20 anos da Rio92.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino