Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Seminário discutirá o manejo das águas na Amazônia

Além do tema apresentado pelo professor Salati, serão expostos os seguintes painéis: "Ciência e manejo dos recursos hídricos da Amazônia: evolução e riscos ambientais contemporâneos", "Avanços científicos na região em relação ao manejo de águas", "avanço dos conhecimentos científicos na Amazônia com ênfase em relação a clima, água e florestas", "aplicação dos instrumentos científicos no planejamento de territórios sustentáveis na Amazônia", "manejo de águas e esgotos em áreas urbanizadas, mineradas e industrializadas", "gerenciamento público", "o potencial petrolífero e perspectivas exploratórias na região amazônica", "considerações sobre a gestão interinstitucional e transfronteiriça da água"

Integram ainda o grupo de palestrantes convidados Maritta Koch-Weser (IEA, coordenadora do projeto), Marcelo Jose de Lima Dutra (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Manaus), Jean Pierre Ometto (CCST-Inpe), Ima Célia Guimarães Vieira (Museu Paraense Emilio Goeldi), Ney Maranhão (ANA), Eliane Petersohn (ANP), Maria de Lourdes Davies Freita (Rebraf), Roberto Messias Franco (Alpha Empreendimentos), Jerson Kelman (Light Serviços de Eletricidade), Jose Solla (MRE) e Bruno Pagnoccheschi (ANA) e Virgilio Viana (Fundação Amazonas Sustentável).

A iniciativa faz parte das atividades públicas do Grupo de Pesquisa "Amazônia em Transformação: História e Perspectivas" e é o primeiro encontro de uma série de debates dedicados ao tema. O objetivo do seminário é iniciar intercâmbios e análises sobre o atual manejo dos recursos hídricos da Amazônia. O encontro tem patrocínio da Fundação Bunge e apoio institucional da Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam).

Para entender o tema

A Amazônia compreende o maior sistema de água doce do mundo, de importância crítica para as regiões agroflorestais do Brasil, para a América do Sul e também com influência em nível global. O gerenciamento das águas da bacia hidrográfica consta como um dos temas centrais para clima, diversidade biológica e serviços ambientais estratégicos na região. Modelos climáticos recentes indicam que mudanças macroclimáticas globais também poderão influenciar o futuro regime hídrico da Amazônia.

Existem cada vez mais desafios no manejo ambiental e socialmente sustentáveis dos recursos hídricos na região Amazônica, devido à conjuntura de desenvolvimentos urbano, agrícola e de usos da terra, industrial, energético e de mineração, como também da pesca, turismo e outros. Faz-se, portanto, necessário, um entendimento cada vez mais profundo e diferenciado das prioridades e dos resultados específicos de desenvolvimento sustentável almejados para cada sub-região da bacia e da floresta amazônica.

Informações sobre o evento: (11) 3091-1685.

O evento será exibido ao vivo pela Internet - www.iea.usp.br/aovivo

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino