Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

FBDS avalia impacto das Mudanças Climáticas sobre recursos hídricos

Não há duvida de que a temperatura do planeta aumentou no século passado e no início deste século. Também houve uma tendência ao aumento dos eventos extremos, especialmente chuvas intensas, ciclones e furacões.

Segundo o professor Eneas Salati, coordenador do projeto, os resultados deste estudo têm que ser tomados como uma primeira aproximação ao tema das variações das disponibilidades dos recursos hídricos no Brasil, decorrentes das mudanças climáticas globais.

As informações deste relatório indicam a necessidade de mudanças especialmente na matriz energética, com melhor aproveitamento de formas alternativas de energia, tais como a solar, eólica, das marés e biomassa. Fica ainda evidente a necessidade de aprofundamento nos estudos com utilização de outros modelos climáticos, os quais vêm sendo aperfeiçoados em diversos centros especializados do planeta.

O nível de incerteza ainda é grande em relação ao que de fato possa acontecer. Espera-se que nos aprimoramentos a serem feitos pelos simuladores de climas futuros essas incertezas venham a diminuir. No entanto, se houver aumento das concentrações dos gases de efeito estufa, as tendências aqui indicadas se tornarão uma realidade.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino