Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Lloyd's e FBDS fazem levantamento sobre impactos de eventos climáticos extremos no Brasil

O trabalho em conjunto já teve como resultado a publicação de um caderno que reúne quatro estudos elaborados por especialistas, sob a coordenação da FBDS, sob os temas:

  • Mudanças Climáticas e Eventos Extremos no Brasil
  • Riscos para o Setor de Energia e Necessidades de Adaptação
  • Adaptação no Setor Agrícola Brasileiro
  • Aumento do Nível do Mar e Adaptação nas Principais Cidades Costeiras

Também foi realizado o seminário "Impactos de Eventos Climáticos Extremos no Brasil", que reuniu no Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico, representantes de governos, especialistas em mudanças climáticas, empresários e cientistas para um debate sobre a ocorrência de eventos extremos no Brasil (furacões, enchentes, ondas de calor e frio, ciclones etc.) e seus possíveis impactos na geração de energia elétrica, na agricultura e nas principais cidades costeiras do país.

"Para uma seguradora, pode ser que haja atualmente algumas preocupações maiores do que a mudança climática e, no Lloyd's, percebemos mais o impacto dos fenômenos climáticos do que a maioria das pessoas. O Brasil sofre muito poucas catástrofes naturais, portanto, é essencial que trabalhemos com o governo e as empresas do Brasil para que se prepararem para o que pode acontecer no futuro", afirmou Lord Levene, presidente do conselho do Lloyd's.

Israel Klabin, presidente do conselho de administração da FBDS, afirmou: "A mudança climática é o problema mais importante que a humanidade enfrentará ao longo deste século e é a essência do trabalho da FBDS. Nossa parceria com o Lloyd's é muito importante e com certeza contribuirá para aumentar a mobilização dos principais envolvidos no Brasil em relação a este assunto".

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino