Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

FBDS promove palestra com cientista norte-americano

A FBDS reuniu, em 21 de agosto, um grupo de acadêmicos e empresários para a palestra "Algal Biomass Production Using Flue Gases from Electric Power Plants", ministrada pelo especialista Ami Ben-Amotz, consultor do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Estiveram presentes representantes da Shell, Petrobras, Fiocruz, UERJ, UFRJ/COPPE, entre outras empresas e instituições. Nos últimos 50 anos, Estados Unidos, Israel e Japão vêem estudando extensamente as microalgas para aplicação em alimentação, suplementos nutricionais e tratamento de água.

Mais recentemente, as pesquisas visam o emprego de microalgas para a captura de CO2 dos gases das chaminés de usinas térmicas, e como uma das possibilidades para o abatimento de gases de efeito estufa (GEE). Também há interesse em microalgas para a produção de biocombustíveis, com base na elevada produtividade das culturas, projetadas para mais de 100 toneladas de biomassa/hectare/ano.

Mais sobre o palestrante

Ami Ben-Amotz é PhD pelo Instituto Weizmann de Ciências de Israel e especialista em pesquisas sobre algas-marinhas, com mais de 30 anos de experiência. É cientista-chefe da instalação de produção de algas Dunaliella, localizada em Eilat (Israel), pertencente à NBT (holding Japonesa) e co-fundador da Seambiotic, empresa israelense com a qual a FBDS tem parceria para projetos com microalgas. É consultor do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e autor de diversos livros.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino