Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Rio será o primeiro caso de estudo sobre sustentabilidade urbana SDSN da ONU

Como parte das iniciativas pós-RIO+20, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, lançou a Rede Global de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Solutions Network - SDSN); uma plataforma independente formada por renomados cientistas, técnicos, empresários e especialistas internacionais que tem como objetivo mobilizar o conhecimento tecnológico e científico global para encontrar soluções práticas e caminhos possíveis para os desafios do desenvolvimento sustentável no mundo. Liderada por Jeffrey Sachs, Conselheiro Especial do Secretário-Geral da ONU e professor da Universidade de Columbia, e composta por doze grupos temáticos, a rede aborda os principais assuntos do desenvolvimento sustentável e tem, como um dos objetivos centrais apresentar soluções específicas e exitosas em seus estágios iniciais que tragam perspectivas reais de desenvolvimento e ampliação de projetos em esferas locais, regionais e nacionais.

O Rio de Janeiro foi eleito pela plataforma para ser o primeiro objeto de trabalho do grupo que trabalha a questão das cidades.

Para buscar soluções em Governança, Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, além de Saneamento, foi lançada, no dia 24 de Junho passado, a Rio Sustainability Initiative (RSI), projeto da Rede SDSN que pretende promover conhecimento e soluções para um desenvolvimento urbano sustentável, integrado e abrangente para a região metropolitana do Rio. No segundo momento, serão abordados pelo grupo temas como a Resiliência das Cidades às Mudanças Climáticas, Serviços Ecossistêmicos e Economia Urbana. Na fase final, a busca da RSI será por identificar soluções inovadoras factíveis de serem implementadas e replicadas em outras regiões.

O lançamento oficial da Rio Sustainability Initiative aconteceu em um workshop com especialistas no tema. No evento organizado pela FBDS no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, estiveram presentes Jeffrey Sachs, a Ministra Izabella Teixeira, Walter Vergara, Chefe de Energia Sustentável e Mudanças Climáticas do BID, o Embaixador André Correa do Lago; e Israel Klabin, Presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e Conselheiro Internacional da Rede. O workshop debateu temas como Governança (Pedro Jacobi, professor da USP); Saneamento e Infraestrutura (Isaac Volschan, professor da COPPE/UFRJ); Mobilidade Urbana (Ronaldo Balassiano, professor da COPPE/UFRJ); e Planejamento Urbano (Jaime Lerner, Arquiteto e ex-Prefeito de Curitiba).

Sobre a Sustainable Development Solutions Network (SDSN)

A Rede SDSN tem como diretriz a mobilização de empresas privadas, sociedade civil e organizações internacionais para identificar soluções integradas e compartilhar as melhores práticas para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável até 2030. Israel Klabin integra o Conselho Internacional de Liderança da Rede. No dia 6 de Junho de 2013, o Conselho de Liderança da SDSN entregou a Ban Ki-moon o Relatório intitulado "A Agenda de Ação para o Desenvolvimento Sustentável". No documento, estão listadas as prioridades do desenvolvimento sustentável que abrangem as 4 principais frentes trabalhadas na temática: Crescimento Econômico e o Fim da Pobreza; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Governança.

Foram identificados os 10 desafios prioritários do desenvolvimento sustentável: o fim da pobreza extrema e da fome; alcançar o desenvolvimento e prosperidade para todos, sem danificar o ambiente; garantia de aprendizagem para todas as crianças e jovens; atingir a igualdade de gênero e reduzir as desigualdades; garantir a saúde e o bem-estar em todas as idades; aumentar a produção agrícola de forma ambientalmente sustentável; alcançar a segurança alimentar e a prosperidade rural; tornar as cidades produtivas e ambientalmente sustentáveis; controlar a mudança climática induzida pelo homem com energia sustentável; proteger os ecossistemas e assegurar a boa gestão dos recursos naturais; melhorar a governança e alinhar o comportamento das empresas com todas as metas.

Renata Clemente
Jornalista da Agência Dimensione

Leia a publicação original aqui.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino