Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Fórum Mundial de Agricultura

Há um crescente aumento da consciência mundial sobre a necessidade de mudança da matriz energética. Está é a percepção de Israel Klabin, presidente da FBDS, em sua participação no Fórum Mundial de Agricultura, realizado entre os dias 8 e 10 de maio de 2007, em St. Louis, nos Estados Unidos. 

Klabin mediou um importante debate, durante o Fórum, cujo tema central foi como fazer investimentos em biocombustíveis de forma sustentável e sem afetar o suprimento de alimentos. Também participaram do painel Jason Clay, da WWF, Frank Tugwell, presidente e CEO da Winrock International, o também brasileiro Marcos Jank, do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais, Paul Thompson, da Universidade Estadual de Michigan, e Christopher G. Standlee, da Abengoa Bioenergy Corp.

O evento contou com a participação de cerca de 200 líderes da agricultura mundial, de países como Índia, China, Comunidade Européia, Estados Unidos, África e América Latina. Neste cenário, o Brasil tem sido visto como um exemplo a ser seguido, já que é considerado o mais adiantado em termos de tecnologia e uso de etanol.

"Os representantes de todos esses países participantes sabem que a mudança da matriz energética é uma condição de sobrevivência e que deve ser baseada na agroenergia. Já se fala com mais certeza quanto à necessidade de pesquisas adicionais abrangendo a segunda geração de uso da biomassa, sobretudo centrada na idéia de etanol celulósico. E o Brasil é mesmo promissor, também nesta área", diz Klabin.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino