Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
 
green new deal for
nature-based
economic recovery
um plano para
recuperação econômica
baseada na natureza

Este projeto tem como objetivo reduzir e reverter a perda de florestas tropicais, promovendo a restauração dos biomas brasileiros. Além disso, ele visa contribuir com a estabilidade climática, proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

 

Um instrumento essencial para a restauração dos biomas brasileiros é a aprovação e implementação de políticas que permitam o uso sustentável das florestas e da terra. Por isso, a política foco para o desenvolvimento deste projeto é a Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei 12.651/2012, também conhecida como Novo Código Florestal), a qual ainda não foi totalmente implementada, devido à ausência de um plano ou de esforços coordenados para a mobilização dos recursos, setores e organizações interessados e afetados por esta lei.

A implementação de ações isoladas do Novo Código Florestal tem sido insuficiente para reduzir e reverter a perda da vegetação no Brasil, tornando-se necessário promover e implementar ações coordenadas. Com mais da metade da vegetação nativa brasileira em propriedades rurais, as florestas brasileiras estão intrinsecamente ligadas à economia agrária, principalmente aos setores agrícola e pecuário. Embora esses setores tenham sido historicamente associados ao desmatamento, a análise atual do uso da terra mostra áreas desmatadas suficientes para permitir a agricultura e a expansão sem mais supressão da vegetação. Além disso, esses setores estão se conscientizando da dependência de seus negócios em relação à natureza e estão dispostos a se envolver em um plano organizado, com uma coordenação de boa reputação.

Portanto, este estudo analisará as abordagens ambientais, sociais e macroeconômicas que visam transformar o setor rural por meio da implementação do Novo Código Florestal, de forma integrada, a fim de elaborar um plano nacional único, denominado Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável – PlanaFlor, que poderá, então, ser apoiado e implementado.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino