Publicações

Setor Financeiro: Suporte Fundamental de Transição para a Economia Verde



Água, Gestão e Transição para uma Economia Verde no Brasil - Propostas para o Setor Público



Recursos Hídricos e a Economia Verde - Setor Privado



Sustentabilidade no Agronegócio Brasileiro



Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil: Avanços Tecnológicos para a Agricultura Familiar



Silvicultura Brasileira - Oportunidades e Desafios da Economia Verde



Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+): Construindo os Alicerces da Economia Verde no Brasil



Energia e Economia Verde: Cenários Futuros e Políticas Públicas



Resídos Sólidos Urbanos e a Economia Verde



Mobilidade Urbana no Âmbito da Economia Verde



Logística no Brasil: Situação Atual e Transição para uma Economia Verde



Opções Tecnológicas em Energia: Uma Visão Brasileira



Panorama da Gestão para a Sustentabilidade nas Empresas

Esta publicação foi feita com o objetivo de avaliar o grau de maturidade da gestão para a sustentabilidade em empresas parceiras do SESI, de diferentes portes e diferentes estados e federações. Nesse estudo, encontram-se as práticas realizadas nas empresas, bem como os benefícios percebidos pelos executivos.



Os Desafios da Nova Indústria

Esse caderno é um produto da parceria do SESI-DN com a FBDS visando reunir conhecimento gerado em dois encontros realizados em 2010. Os temas discutidos nesses eventos foram os desafios das empresas brasileiras após a COP-15 e negócios inclusivos.



Rumo à Credibilidade 2010

Rumo à Credibilidade 2010 dá sequência ao nosso relatório de 2008 com informações sobre sustentabilidade no Brasil e constitui a mais recente publicação da Série Global Reporters, da SustainAbility, divulgada desde 1993.



Carta Aberta ao Governo Brasileiro

Com o intuito de ampliar o debate sobre as posições brasileiras nas negociações internacionais do clima, a Coalizão de Empresas pelo Clima redigiu uma carta aberta ao governo brasileiro trazendo sugestões não somente para a COP 15, mas também para ações de médio e longo prazos que possam contribuir na transição para uma economia de baixa intensidade de carbono. A carta foi elaborada após a apresentação de estudos técnicos e o debate entre os membros da Coalizão.



Redução de emissões: opções e perspectivas para o Brasil nos setores de energia, transporte e indústria

Esse estudo identifica quais as mais significativas fontes de emissão de gases de efeito estufa nos setores de geração de energia, transporte e industria, projetando o aumento das emissões no cenário business-as-usual. Além disso, indica soluções para que os diversos setores contribuam nos esforços de redução das emissões.



Redução e abatimento de emissões: opções e perspectivas para o Brasil nos setores agropecuário e florestal

O setor agropecuário é um dos principais emissores de gases de efeito estufa no Brasil. Entretanto, é exatamente na agropecuária que se encontram grandes oportunidades de redução, contribuindo para a adequação de nosso agronegócio aos novos padrões internacionais. As principais soluções foram apresentadas nesse estudo, que agregou também o setor de silvicultura, que apresenta grande capacidade de seqüestro de carbono.



Desmatamento na Amazônia: desafios para reduzir as emissões brasileiras

O desmatamento da Amazônia permanece sendo o ponto mais vulnerável do Brasil com relação às emissões de gases de efeito estufa. Sendo um dos países com maior percentual de energia renovável do mundo, está entre os principais emissores basicamente devido ao processo de conversão da floresta para pastos e lavouras. Apesar das reduções atuais na taxa de desmatamento, ainda faltam soluções de longo prazo para tratar desse problema. O foco desse trabalho foi estudar os desafios de novas políticas para a região.



Agenda internacional sobre o clima: as negociações e a posição brasileira

As negociações internacionais sobre o clima se mostram extremamente complexas devido aos seus impactos na economia e no desenvolvimento de todos os países. O estudo realizado pelo Prof. Viola busca esclarecer alguns pontos chaves das negociações dos últimos anos, evidenciando as posições dos principais players como Estados Unidos, China, União Européia, Índia e Brasil.



Mudanças Climáticas e Eventos Extremos no Brasil

Nesse estudo, realizado em parceria com o Lloyds, os autores buscaram entender como as mudanças climáticas globais podem afetar o Brasil através do aumento da frequencia e intensidade dos eventos extremos. Esse documento analisa a ocorrência desses eventos climáticos extremos e seus impactos nos setores de energia, agricultura e nas zonas costeiras.



Caderno do 1º Seminário Brasileiro sobre CCS

Seminário realizado em parceria com a SHELL Brasil, onde foram debatidos a tecnologia do CCS (Carbon Capture and Storage), sua importância no leque de possíveis ações mitigadoras para o efeito estufa, seus custos atuais e futuros e, finalmente, possíveis formas de financiamento de novas pesquisas para seqüestro e armazenagem de carbono em formações geológicas no subsolo.



Os Fatores Limitantes à Implementação de Medidas Mitigadoras do Aquecimento Global

Seminários Sustentáveis - Encontro II Publicação que apresenta os resultados do segundo encontro da Série Seminários Sustentáveis, realizado no auditório da AES Brasil, onde foram debatidos os fatores limitantes à implementação das recomendações de redução de emissões do IPCC quanto à Matriz de Transporte, Geração de Energia Elétrica e Desmatamento da Amazônia. Os debatedores apresentaram o panorama mundial e o enfoque brasileiro, apontaram questões impeditórias e sugeriram possíveis caminhos.



Posicionamento Atual do Brasil nas Negociações para o Pós-Kyoto

Seminários Sustentáveis - Encontro I Publicação que apresenta os resultados do primeiro encontro da Série Seminários Sustentáveis, realizado na sede da FBDS, em 28 de abril de 2008, onde foram apresentadas questões científicas, econômicas e políticas durante o debate "Posicionamento atual do Brasil nas negociações para o pós-Kyoto". Participaram desse debate pesquisadores, empresários, governantes e sociedade civil, que enriqueceram as discussões sobre mudanças climáticas, aquecimento global e propuseram caminhos possíveis para vencer os problemas acarretados pelo desenvolvimento sem sustentabilidade.



Porque Salvar a Floresta Amazônica

Publicado pela FBDS em parceria com o Smithsonian Institution (Washington, USA), o livro visa mostrar à sociedade a importância da pesquisa científica para a preservação da Amazônia, um dos mais importantes ecossistemas do Planeta. Concentra-se em quatro grandes temas: Mudanças Climáticas, biodiversidade Amazônica, Comunidades Indígenas e Fatores Limitantes para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.



O Sequestro de CO2

O Sequestro de CO2 e o Custo de Reflorestamento com Eucaliptus SPP e Pinus SPP no Brasil Publicação que mostra os resultados de um workshop realizado com técnicos de várias empresas. Eles apresentaram seus estudos sobre replantio de florestas - reflorestamento - como medida para se evitar, ou pelo menos diminuir, o efeito estufa causado pelo aumento das concentrações de gás carbônico na atmosfera (fixação de carbono por sistemas florestais). (1994).



Recursos Pesqueiros da Amazônia

Estratégias para o Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros da Amazônia Apresenta estudos feitos pela FBDS com a The Alton Jones Foundation (EUA), que mostram as ações que deveriam ser tomadas para que a pesca em água doce seja um recurso sustentável na Amazônia. Traz informações sobre o ecossistema amazônico e os resultados de algumas experiências bem sucedidas, econômica e ambientalmente, com o pescado amazônico.



Efeito Estufa

Um Problema que Envolve Todas as Nações Mostra as origens e os impactos ambientais causados pelas emissões dos gases de efeito estufa sobre a atmosfera e a biosfera. Além disso, apresenta um resumo dos problemas relacionados às mudanças climáticas e suas consequências, inclusive a perda da biodiversidade (Com colaboração da Companhia Vale do Rio Doce, 1994).



Cadernos FBDS 3 - O Parque Nacional de Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia Apresenta os estudos desenvolvidos que geraram um projeto sobre gestão participativa e uso público do Parque Nacional de Itatiaia. A pesquisa consistiu na caracterização ambiental do parque através de mapeamentos temáticos e num "survey" para definição do perfil sócio-econômico-ambiental das populações do entorno.



Cadernos FBDS 2 - Forest Policies and Sustainable Development in the Amazon

Workshop: Forest Policies and Sustainable Development in the Amazon O livro traz as principais questões discutidas no workshop realizado pela FBDS em 1997. O objetivo do encontro for reunir especialistas de vários países para discutir os aspectos econômicos, biológicos e sociais das políticas florestais e os mecanismos de gestão sustentável da Amazônia e outras florestas tropicais.



Cadernos FBDS 1 - Conservação da Biodiversidade na Amazônia Brasileira

Conservação da Biodiversidade na Amazônia Brasileira: uma análise do sistema de Unidades de Conservação Os pesquisadores Dr. A. B. Rylands e Luiz Paulo de S. Pinto traçam um quadro acurado da situação de todas as unidades de conservação localizadas na Amazônia legal e fazem uma proposta de estabelecimento de novas unidades. O estudo faz o diagnóstico da localização, superfície, infra-estrutura, situação fundiária, estudos desenvolvidos e importância da conservação da biodiversidade da região.



As Mudanças Climáticas Globais

As Mudanças Climáticas Globais e as Oportunidades para a Indústria Brasileira Os artigos correspondem a um trabalho desenvolvido pela FBDS com o apoio da FINEP para identificar as oportunidades brasileiras em projetos de mitigação de gases de efeito estufa. A publicação aponta para os fatos que levam ao efeito estufa; as ações globais necessárias para alterar o quadro das atuais mudanças climáticas globais; a questão da energia e do mecanismo de desenvolvimento limpo; as florestas e o sequestro do gás carbônico; e, também, apresenta a possibilidade atual para captar recursos do MDL via o mercado de certificados de gás carbônico da bolsa de Chicago norte-americana.



 


webTexto - um sistema online da Calepino