Sustentabilidade Corporativa - Consultoria

Análise de Benchmark do Relatório de Sustentabilidade da Fibria

Análise da qualidade do Relatório de Sustentabilidade da Fibria, por meio da aplicação da metodologia Global Reporters da SustainAbility, em parceria com esta instituição.

Novembro / 2010 a Dezembro / 2010


Diagnóstico de Sustentabilidade e Plano de Ação da Duratex

Projeto cujo foco foi apoiar tecnicamente a Duratex na adequação de sua gestão aos conceitos de sustentabilidade.

Maio/2010 a Novembro/2010


Diagnóstico de Sustentabilidade e Plano de Ação da BM&FBovespa

Apoio técnico à BM&FBovespa na adequação de sua gestão.

Janeiro/2010 a Outubro/2010


Engajamento de Stakeholders internos do Banco Itaú - Área de Sustentabilidade

Workshops  realizados com membros da Comissão de Sustentabilidade e demais gestores do Itaú

Setembro/2009 a Setembro/2010


Diagnóstico de Sustentabilidade e Plano de Ação da Wilson, Sons Logística

Auxiliar a Wilson, Sons Logística no aprimoramento de sua gestão para a adequação desta área de negócio às melhores práticas de sustentabilidade em logística.

ABRIL /2010 a SETEMBRO /2010


Diagnóstico de Sustentabilidade e Plano de Ação da Wilson, Sons Ultratug Offshore

Auxiliar a Wilson, Sons Ultratug Offshore no aprimoramento de sua gestão para o alinhamento desta área de negócio às melhores práticas de sustentabilidade do setor de atuação.

JUNHO /2010 a SETEMBRO /2010


Diagnóstico da Gestão para a Sustentabilidade do Grupo Estácio

Apoiar tecnicamente a Estácio na adequação de sua gestão aos conceitos de sustentabilidade, iniciando pelo alinhamento do tema junto à alta administração e passando por uma análise de políticas e processos existentes no intuito de adequá-los às melhores práticas de mercado.

Abril a Setembro/2009


Diagnóstico e Plano de Ação de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar, no intuito de ordenar suas ações em sustentabilidade, contratou a FBDS que, com base nas melhores práticas nacionais e internacionais, analisou as práticas socioambientais do Grupo Pão de Açúcar. Tal análise deu origem a um diagnóstico de sustentabilidade corporativa, bem como uma sugestão de plano de ação com o objetivo de inserir o tema da sustentabilidade na estratégia corporativa do Grupo.

Dezembro /2009 a Junho /2010


Aprimoramento da Gestão para a Sustentabilidade da Light

A Light, comprometida com o futuro e com a missão de se tornar uma empresa reconhecida pela excelência do serviço prestado e pela criação de valor para o acionista, vem buscando a consolidação dos princípios da sustentabilidade no modelo de gestão da empresa, reforçando os atributos da marca e o seu compromisso com a expansão de suas atividades pautada no desenvolvimento sustentável.
Frente a esta missão, a Light buscou na FBDS um auxílio para o aprimoramento contínuo da gestão para a sustentabilidade.

Maio/2007 a Março/2009


Revisão do Planejamento Estratégico da Área RSA do Bradesco

Auxiliar o Bradesco na estruturação de metodologia para aprimoramento da gestão para sustentabilidade no planejamento estratégico 2009 da área de Responsabilidade Socioambiental (RSA)

Dezembro/ 2008 a Março/ 2009


Parecer Independente sobre Política de Sustentabilidade do Itaú

O objetivo foi analisar a Política de Sustentabilidade em elaboração e orientar o Banco Itaú nas alterações necessárias para adequação da mesma às melhores práticas de mercado.

Setembro /2008


Diagnóstico da Gestão para a Sustentabilidade do Grupo Wilson Sons

A FBDS auxiliou a Wilson Sons no processo de melhoria de gestão para a sustentabilidade, iniciando pela disseminação do tema na companhia, passando por uma análise de políticas e processos existentes no intuito de adequá-los às melhores práticas de mercado.

Março a Agosto /2008


Avaliação Independente do Relatório de Sustentabilidade da Vale

O objetivo desse projeto foi avaliar o Relatório de Sustentabilidade 2007 da Vale, com base em possíveis expectativas de stakeholders externos, e levando em conta as diretrizes da GRI G3, notadamente os seus quesitos qualitativos.

Maio/2008


Avaliação de Relatório de Sustentabilidade - Dinâmica com "Stakeholders"

A FBDS apoiou tecnicamente o Grupo Suzano no desenvolvimento de uma dinâmica com stakeholders para avaliar a qualidade do Relatório de Sustentabilidade de 2006 e sugerir alterações para a versão deste documento em 2007.

Novembro / 2007


Análise do questionário Dow Jones Sustainability Index 2007 e das respostas fornecidas pelo grupo Eletrobrás

O objetivo do projeto foi o de capacitar os gestores do Comitê de Sustentabilidade da Eletrobrás para avaliar o questionário do índice de sustentabilidade da bolsa de Nova York - Dow Jones Sustainability Index 2007.

Junho / 2007


Programa de Sensibilização e Conscientização dos Gestores do Grupo Eletrobrás

A FBDS realizou palestras para a disseminação do conceito de sustentabilidade corporativa e no desenvolvimento de oficinas para promoção da discussão deste tema no Grupo Eletrobrás.

abril a maio de 2007


Gestão de Sustentabilidade Corporativa do Grupo Suzano

O objetivo do projeto é suportar o Grupo Suzano em ações fundamentais para a implementação da gestão da sustentabilidade.

maio a dezembro de 2006


Roteiro para o Relatório Ambiental da Klabin S.A.

O objetivo do projeto foi apoiar a Klabin S.A. na elaboração de um Relatório Ambiental compatível com a adoção futura de um Relatório de Sustentabilidade.


Diagnóstico de Sustentabilidade do Grupo Suzano

A FBDS elaborou para o Grupo Suzano um estudo sobre os avanços da empresa no que diz respeito à sustentabilidade, notadamente em aspectos ligados a questões ambientais, sociais, econômicas e de governança corporativa.


Sustentabilidade Corporativa - Conhecimento

Sustainability reporting in the mining sector: Value association and materiality

Junho de 2012 - Por Clarissa Lins, Raquel Althoff e Alexandra Meek 


Os Desafios da Nova Indústria

Esse caderno é um produto da parceria do SESI-DN com a FBDS visando reunir conhecimento gerado em dois encontros realizados em 2010. Os temas discutidos nesses eventos foram os desafios das empresas brasileiras após a COP-15 e negócios inclusivos.


Rumo à Credibilidade 2010

Outubro 2010 - Rumo à Credibilidade 2010 dá sequência ao nosso relatório de 2008 com informações sobre sustentabilidade no Brasil e constitui a mais recente publicação da Série Global Reporters, da SustainAbility, divulgada desde 1993.


Os impactos da crise global na agenda de sustentabilidade corporativa: um estudo de empresas líderes brasileiras

A FBDS, com o apoio do professor Celso Funcia Lemme, do Instituto Coppead/UFRJ, realizou um estudo junto às empresas líderes em sustentabilidade no Brasil. A pesquisa traz boas notícias sobre orçamento para investimentos em P&D, aponta como a agenda sustentável ajudou as empresas em período de crise e revela os desafios, segundo executivos de grandes empresas, para o avanço desta agenda em tempos de pós-crise.

O objetivo foi entender como as empresas e seus gestores reagiram à crise econômica financeira mundial e quais foram os reais impactos para a agenda da sustentabilidade corporativa.

04 de agosto de 2009


Panorama da Gestão para a Sustentabilidade nas Empresas

2010 - Esta publicação foi feita com o objetivo de avaliar o grau de maturidade da gestão para a sustentabilidade em empresas parceiras do SESI, de diferentes portes e diferentes estados e federações.  Nesse estudo, encontram-se as práticas realizadas nas empresas, bem como os benefícios percebidos pelos executivos.  


Rumo à Credibilidade: Uma pesquisa de relatórios de sustentabilidade no Brasil

A FBDS e a SustainAbility lançaram oficialmente, em 9 de dezembro, a pesquisa "Rumo à Credibilidade", o oitavo benchmark das melhores práticas em relatórios de sustentabilidade e o primeiro projeto do programa Global Reporters com foco em um único país: o Brasil, economia emergente a caminho das melhores práticas para o desenvolvimento sustentável.

O objetivo do projeto foi analisar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade, encorajar as empresas brasileiras a aprimorarem suas práticas de relatar e expor o que empresas globais podem aprender com estas.

Confira aqui o ranking das Top 10.

9 de dezembro de 2008


Rumo à Credibilidade 2008



Projeto FBDS - IMD analisa a sustentabilidade de mais dois setores de negócios no Brasil

A FBDS firmou parceria com o Centro de Gestão de Sustentabilidade Corporativa do instituto suíço IMD (CSM / IMD), uma das mais renomadas escolas de negócios do mundo no intuito de conduzir uma pesquisa intitulada The Brazilian Business Case for Corporate Sustainability.  Essa pesquisa já havia sido realizada pela FBDS para analisar o direcionamento para a sustentabilidade das principais empresas atuantes no Brasil dos setores de papel e celulose, alimentos e bebidas e energia elétrica.  Agora, nova pesquisa foi feita para analisar a sustentabilidade em mais dois setores de atividades: o setor financeiro e o setor sucroalcooleiro. 

2007


Projeto FBDS - IMD analisa a sustentabilidade de três setores de negócios no Brasil

Em março de 2005, a FBDS firmou parceria com o Centro de Gestão de Sustentabilidade Corporativa do instituto suíço IMD (CSM / IMD), no intuito de conduzir uma pesquisa intitulada The Brazilian Business Case for Corporate Sustainability. Tal pesquisa visou analisar o direcionamento para a sustentabilidade das principais empresas atuantes no Brasil dos setores de papel e celulose, alimentos e bebidas e energia elétrica.

2006


 

 


webTexto - um sistema online da Calepino