Pessoas

Clarissa Lins

Economista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) (1988), com mestrado em economia pela mesma universidade (1990).

Na FBDS desde abril de 2004, montou a área de Sustentabilidade Corporativa em 2004 e é, além disso, a pessoa responsável pela interação com o Conselho Curador.

Na área de Sustentabilidade Corporativa, vem realizando trabalhos de assessoria a empresas, com foco no estabelecimento de instrumentos gerenciais voltados para a sustentabilidade. Dentre esses, destacam-se projetos para melhoria da Gestão para Sustentabilidade nas empresas Suzano Papel e Celulose, Suzano Petroquímica, Light e Wilson Sons.

Em 2005, foi responsável pela parceria firmada entre o CSM / IMD e a FBDS com objetivo básico de replicar, no Brasil, pesquisa sobre sustentabilidade corporativa em alguns setores, tendo realizado, até 2007, pesquisa nos setores de papel e celulose, alimentos e bebidas, utilidades do setor elétrico, serviços financeiros e sucro-alcooleiro.

Em 2008, estruturou a parceria com a consultoria especializada inglesa SustainAbility, com o objetivo de conduzir pesquisa inédita no Brasil com foco na análise da qualidade dos relatórios de sustentabilidade.

Tem participado de diversos fóruns de discussão ligados à temática da sustentabilidade, tais como GT Brasileiro da GRI G3, reuniões de especialistas do ISE Bovespa, Conselho Consultivo do Guia Exame de Sustentabilidade (edição 2008), dentre outros.

Antes de integrar a FBDS, trabalhou no setor público por diversos anos, na administração direta e indireta. Foi assessora da equipe econômica que elaborou o Plano Real (Ministério da Fazenda, Secretaria de Política Econômica, 1993-94). No Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, assessorou diversos Presidentes da instituição em projetos especiais (1995-99).

Na Petrobras (1999-2002), desempenhou funções executivas de primeira linha na administração de Philippe Reichstul (gerente executivo de planejamento corporativo da companhia e assessoria ao Conselho de Administração da Petrobras). Nas Organizações Globo (2002), foi Diretora de Desenvolvimento Corporativo e trabalhou no plano de reestruturação financeira do Grupo.

Diretora Executiva da FBDS

Sobre o Projeto

  • Data de execução:

    Diretora Executiva da FBDS

  • Coordenador:

    Clarissa Lins

  • Diretora Executiva da FBDS

 

 


webTexto - um sistema online da Calepino