No ano de 2009, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável realizou, em parceria com os setores acadêmico e empresarial, diversos estudos sobre as mudanças climáticas globais. Nesses trabalhos, procurou-se ampliar a disponibilidade de informações sobre as causas, os impactos e as possíveis soluções para a mitigação dessas mudanças climáticas, com o foco na realidade brasileira. Esperamos que o conhecimento gerado a partir desses projetos possa contribuir na busca de uma nova trajetória para o nosso desenvolvimento econômico, social e ambiental.


Carta Aberta ao Governo Brasileiro

Carta Aberta ao Governo Brasileiro

Com o intuito de ampliar o debate sobre as posições brasileiras nas negociações internacionais do clima, a Coalizão de Empresas pelo Clima redigiu uma carta aberta ao governo brasileiro trazendo sugestões não somente para a COP 15, mas também para ações de médio e longo prazos que possam contribuir na transição para uma economia de baixa intensidade de carbono. A carta foi elaborada após a apresentação de estudos técnicos e o debate entre os membros da Coalizão.


 
Redução de emissões: opções e perspectivas para o Brasil nos setores de energia, transporte e indústria

Redução de emissões: opções e perspectivas para o Brasil nos setores de energia, transporte e indústria

Autor: Roberto Schaeffer, professor do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ

Esse estudo identifica quais as mais significativas fontes de emissão de gases de efeito estufa nos setores de geração de energia, transporte e industria, projetando o aumento das emissões no cenário business-as-usual. Além disso, indica soluções para que os diversos setores contribuam nos esforços de redução das emissões.


 
Redução e abatimento de emissões: opções e perspectivas para o Brasil nos setores agropecuário e florestal

Redução e abatimento de emissões: opções e perspectivas para o Brasil nos setores agropecuário e florestal

Autor: Carlos Cerri, pesquisador e professor da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

O setor agropecuário é um dos principais emissores de gases de efeito estufa no Brasil. Entretanto, é exatamente na agropecuária que se encontram grandes oportunidades de redução, contribuindo para a adequação de nosso agronegócio aos novos padrões internacionais. As principais soluções foram apresentadas nesse estudo, que agregou também o setor de silvicultura, que apresenta grande capacidade de seqüestro de carbono.


 
Desmatamento na Amazônia: desafios para reduzir as emissões brasileiras

Desmatamento na Amazônia: desafios para reduzir as emissões brasileiras

Autor: Paulo Moutinho, pesquisador e coordenador geral do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)

O desmatamento da Amazônia permanece sendo o ponto mais vulnerável do Brasil com relação às emissões de gases de efeito estufa. Sendo um dos países com maior percentual de energia renovável do mundo, está entre os principais emissores basicamente devido ao processo de conversão da floresta para pastos e lavouras. Apesar das reduções atuais na taxa de desmatamento, ainda faltam soluções de longo prazo para tratar desse problema. O foco desse trabalho foi estudar os desafios de novas políticas para a região.


 
Agenda internacional sobre o clima: as negociações e a posição brasileira

Agenda internacional sobre o clima: as negociações e a posição brasileira

Autor: Eduardo Viola, Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UNB)

As negociações internacionais sobre o clima se mostram extremamente complexas devido aos seus impactos na economia e no desenvolvimento de todos os países. O estudo realizado pelo Prof. Viola busca esclarecer alguns pontos chaves das negociações dos últimos anos, evidenciando as posições dos principais players como Estados Unidos, China, União Européia, Índia e Brasil.


 
Mudanças Climáticas e Eventos Extremos no Brasil

Mudanças Climáticas e Eventos Extremos no Brasil

Autores: José Marengo, Roberto Schaeffer, David Zee e Hilton Silveira Pinto.
English version

Nesse estudo, realizado em parceria com o Lloyds, os autores buscaram entender como as mudanças climáticas globais podem afetar o Brasil através do aumento da frequencia e intensidade dos eventos extremos. Esse documento analisa a ocorrência desses eventos climáticos extremos e seus impactos nos setores de energia, agricultura e nas zonas costeiras.


 
Caderno do 1º Seminário Brasileiro sobre CCS

Caderno do 1º Seminário Brasileiro sobre CCS

Seminário realizado em parceria com a SHELL Brasil, onde foram debatidos a tecnologia do CCS (Carbon Capture and Storage), sua importância no leque de possíveis ações mitigadoras para o efeito estufa, seus custos atuais e futuros e, finalmente, possíveis formas de financiamento de novas pesquisas para seqüestro e armazenagem de carbono em formações geológicas no subsolo.


 
  -->

 


webTexto - um sistema online da Calepino