Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Urbana

Desenvolvemos projetos para os grandes centros urbanos em Água e Saneamento, Mobilidade, Adaptação e Resiliência para as Mudanças Climáticas, Governança e Serviços Ecossistêmicos. Promovemos alianças que unem diferentes temáticas na busca por soluções para as cidades.


Sustentabilidade Urbana

Joint Initiative for Urban Sustainability (JIUS)

As cidades do Rio de Janeiro e Filadélfia (EUA), compõem, desde 2011, uma plataforma de trabalho intitulada, em português, Iniciativa Conjunta para Sustentabilidade Urbana (Joint Initiative for Urban Sustainability, da sigla JIUS em inglês) que tem o objetivo de ampliar os mercados de negócios ambientais, aprimorar infraestruturas urbanas, gerar empregos, estimular economias verdes e cidades sustentáveis.

A iniciativa trabalha a troca de experiências e ações conjuntas em áreas como mobilidade, qualidade do ar, gestão de resíduos, aproveitamento de recursos hídricos, geração de energia e reciclagem. Os grupos de trabalho, criados como parte do acordo, procuram estabelecer uma agenda verde comum entre os países e o Brasil, por ter experiência em iniciativas sustentáveis, pretende servir de modelo para outras nações.

O acordo reforça o compromisso dos dois países em fortalecer a cooperação ambiental e colaboração mútua nas questões voltadas para a sustentabilidade urbana e para os desafios e oportunidades do desenvolvimento de cidades mais sustentáveis.

Histórico
A JIUS foi idealizada por ocasião da visita do presidente Obama ao Brasil, em março de 2011, quando foi assinado um comunicado conjunto dos dois presidentes no qual foi reconhecida a importância de uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável como um meio de gerar crescimento econômico, criar emprego decente, erradicar a pobreza e proteger o meio ambiente.

Três grandes reuniões oficiais de trabalho marcaram a trajetória da JIUS até o momento. No Brasil, o evento de lançamento da iniciativa contou a presença das ministras do Meio Ambiente dos dois países, Izabella Teixeira e Lisa Jackson, dos prefeitos das cidades do Rio de Janeiro e da Filadélfia, Eduardo Paes e Michael Nutter, o Secretário de Ambiente do Estado do RJ, Carlos Minc (representando o Governador Sérgio Cabral), o presidente da FBDS, Israel Klabin e foi presidida pelo Embaixador André Corrêa do Lago, Diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A segunda reunião aconteceu também no Rio de Janeiro, quando a a Subsecretaria de Economia Verde do Rio de Janeiro apresentou planos para a criação de Distritos de Desenvolvimento Verde no estado, áreas que serão ocupadas por empresas que apresentem tecnologias limpas, com uso eficiente de recursos naturais e baixo carbono.
Durante a Rio+20, foi lançado o site oficial da plataforma www.epa.gov/jius.


Foto: Renata Clemente

webTexto é um sistema online da Calepino