Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Mudanças Climáticas Globais

Desenvolvemos projetos de Eficiência Energética, Energias Renováveis, Troca de Combustíveis, Absorção e/ou Compensação de Emissões de Carbono, Políticas Corporativas de Gestão de Emissão de Gases de Efeito Estufa, Políticas Públicas de Adaptação às Mudanças Climáticas, Inventários de Emissões, entre outros.  Organizamos workshops técnicos, estudos especializados e propiciamos subsídios à elaboração de políticas públicas sobre essa temática.


Mudanças Climáticas Globais

Produção de Gás a partir de Biomassa e Tratamento de Efluentes Hídricos

O Projeto - Objetivos
O projeto Tratamento de efluentes hídricos e produção de gás a partir de biomassa vegetal na Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão (SP) teve por objetivos principais:

  • Estudar a capacidade de purificação do efluente final da RBPC, em Cubatão - SP, através de um canal de plantas aquáticas flutuantes, visando melhorar a qualidade do efluente lançado no curso d'água à sua jusante e verificar o possível reuso desses recursos hídricos dentro da própria refinaria.
  • Elaborar um projeto conceitual para o aproveitamento da energia da biomassa, especialmente da fase líquida, para a produção de metano através de biodigestores.
  • Indicar as possibilidades de utilização das informações oriundas desse projeto piloto em projetos de uso de biomassa de maior porte como fonte de energia.

Histórico
A PETROBRÁS em sua nova conceituação como empresa de energia vem procurando identificar oportunidades para a implantação de empreendimentos em energias renováveis e eficiência energética. A Gerencia Executiva de Conservação de Energia, Energia Renovável e Suporte ao CONPET, da PETROBRAS e a FBDS, procuraram explorar conjuntamente estas oportunidades. Dentre as áreas consideradas como muito promissora para investimento identificou-se a utilização de biomassa em projetos que tenham garantia de fornecimento de biomassa contínuo ou sustentável.

A PETROBRAS indicou o interesse em utilizar fontes renováveis de energia como complementação de suas atividades operacionais e no tratamento dos efluentes oriundos das refinarias. As quantidades de água usadas nos processos são muito grandes e muitas vezes de difícil captação, já que a água chega a ser captada a até 30 km da refinaria. Assim, é  conveniente o reuso da água de processo.

Resultado
Foram emitidos 3 relatórios parciais  e um Relatório Final nos quais se caracteriza a área do experimento; apresenta-se a  estimativa de produção de biomassa e do gás associado; apresenta-se detalhes do projeto conceitual das instalações, incluindo biodigestor, sistema coletor de armazenamento do biogás produzido e projeto de manejo da biomassa;  detalha-se as fases de implantação do projeto, os investimentos necessários e o balanço energético.

Vários projetos de despoluição hídrica que estão sendo desenvolvidos no País, com grande produção de biomassa associada a técnicas de wetlands, foram listados no Relatório Final ilustrando o potencial de geração de energia por esta fonte.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino