Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Corporativa

Avaliação de Relatório de Sustentabilidade - Dinâmica com "Stakeholders"

Objetivo

Apoiar tecnicamente o Grupo Suzano no desenvolvimento de uma dinâmica com stakeholders para avaliar a qualidade do Relatório de Sustentabilidade de 2006 da Suzano Papel e Celulose e sugerir alterações para a versão deste documento em 2007, por meio de:

  • Estruturação da dinâmica
  • Elaboração de questionário para orientar a discussão
  • Consolidação das informações coletadas na dinâmica e sugestão de alterações para o Relatório de Sustentabilidade de 2007

Histórico


Desde 2005, a FBDS vem apoiando o Grupo Suzano no aprimoramento de sua gestão para a sustentabilidade. A contribuição desta parceria passou pela identificação e alinhamento das boas práticas no contexto da Sustentabilidade Corporativa, promoção de uma agenda de maior desenvolvimento de seus aspectos ligados à sustentabilidade, diagnóstico da sustentabilidade corporativa do Grupo, assessoria no processo de inclusão das empresas do Grupo no Índice de Sustentabilidade da Bovespa, bem como na elaboração do Relatório de Sustentabilidade para as mesmas, seguindo o padrão GRI.

Em 2007, o Grupo Suzano fortaleceu seu direcionamento estratégico para a sustentabilidade corporativa e deu continuidade à parceria com a FBDS, solicitando a esta um novo projeto que se seguisse ao Relatório de Sustentabilidade no padrão GRI G3. O desafio que se colocou neste projeto foi a consolidação dos princípios da sustentabilidade no modelo de gestão das empresas, reforçando os atributos da marca e o compromisso do Grupo Suzano com o desenvolvimento sustentável.

Resultados


A FBDS organizou uma dinâmica para estimular o diálogo com os stakeholders, criando um ambiente propício para o surgimento de recomendações, a partir do desenvolvimento de metodologia própria, baseada em um questionário. A elaboração deste questionário foi pautada nas Diretrizes GRI G3, na relevância para o negócio e, principalmente, na necessidade de transparência e clareza.

A dinâmica foi estruturada de forma a possibilitar avaliações individuais (por meio das respostas ao questionário que contemplava questões relacionadas à qualidade, conteúdo e temas relevantes para o negócio) e avaliações coletivas (por meio das discussões em grupo e posicionamento em plenária).

A compilação e a análise dos resultados desta dinâmica buscaram orientar a empresa nos principais pontos de melhoria levantados pelos seus principais stakeholders, sugerindo as alterações necessárias para aprimoramento do Relatório de Sustentabilidade 2007.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino