Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Corporativa

Programa de Sensibilização e Conscientização dos Gestores do Grupo Eletrobrás

Objetivo do Projeto
Suportar o grupo Eletrobrás nas seguintes ações para sensibilização e conscientização dos gestores do grupo:

  • Realização de palestras para a disseminação do conceito de sustentabilidade corporativa
  • Desenvolvimento de oficinas para promoção da discussão do tema sustentabilidade corporativa entre diversas áreas da companhia

Histórico
Tendo em vista a criação dos Comitês de Sustentabilidade do grupo e da holding Eletrobrás, bem como a maior preocupação das empresas do grupo em se adequar a novos padrões mundiais de gestão pautados pelo equilíbrio das dimensões econômica, ambiental e social, entendeu-se ser premente adaptar as políticas, diretrizes e sistemas de gestão existentes.

Neste âmbito, uma etapa fundamental diagnosticada foi a conscientização dos gestores da companhia, de forma a sedimentar o conhecimento sobre o tema, gerar multiplicadores e agentes de mudança, facilitando a consolidação de novo modelo de gestão baseado na sustentabilidade.

A FBDS assessorou a Eletrobrás no trabalho de sensibilização de seus executivos, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento institucional das empresas do grupo.

Resultados
O trabalho realizado pela FBDS no grupo Eletrobrás foi eficaz na parceria com a Universidade Corporativa para promoção e disseminação do conhecimento sobre o tema Sustentabilidade Corporativa. O projeto, inicialmente, seria dedicado à Eletrobrás (incluindo Cepel), Furnas e Eletronuclear, porém, devido à repercussão positiva entre os gestores da companhia, foi expandido para as demais empresas do grupo (Itaipu, Chesf, Eletrosul, Eletronorte e CGTEE). No total, foram atingidos cerca de 500 gestores nas diversas empresas do grupo.

Além das exposições e fóruns de discussão realizados sobre Sustentabilidade Corporativa, a FBDS suportou o grupo com uma análise de benchmark do setor, permitindo que o mesmo pudesse conhecer o desenvolvimento e empenho de seus pares nesta nova agenda.

Como principal resultado dessa parceria, pôde-se constatar maior envolvimento dos gestores de diversas áreas na reflexão sobre a sustentabilidade da companhia, levando a um maior engajamento do público interno na adequação e adoção de boas práticas de gestão, seja por meio de ferramentas de mercado já existentes, seja por meio da evolução natural da cultura organizacional.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino