Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Urbana

Desenvolvemos projetos para os grandes centros urbanos em Água e Saneamento, Mobilidade, Adaptação e Resiliência para as Mudanças Climáticas, Governança e Serviços Ecossistêmicos. Promovemos alianças que unem diferentes temáticas na busca por soluções para as cidades.


Sustentabilidade Urbana

Sustainable Development Solutions Network

Anunciada em agosto de 2012, pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a nova rede global independente de centros de pesquisa, universidades e instituições técnicas trabalha para encontrar soluções e caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável no mundo. A Sustainable Development Solutions Network (SDSN) mobiliza expertise global na academia, centros de investigação científica, fundações e empresas privadas nos setores de tecnologia.

Liderada por Jeffrey Sachs, professor e conselheiro especial do Secretário-Geral sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a rede tem o objetivo principal de desenvolver uma plataforma aberta, inclusiva e de classe global de conhecimento e resolução de problemas. Tem como diretriz a mobilização de empresas privadas, sociedade civil e organizações internacionais para a identificação de soluções integradas e o compartilhamento de melhores práticas para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável a longo prazo.

O ambientalista Israel Klabin, presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), integra o painel de especialistas internacionais que compõem o conselho de liderança da SDNS. O grupo tem como premissa orientar e aconselhar as atividades da rede. "O mundo vai agora tratar de soluções. Precisamos desenvolver e implementar soluções práticas baseadas na ciência. O futuro do planeta depende de novos caminhos e a Rede de Soluções da ONU pode ser o meio para encontrá-los", considera Klabin.

O conselho de liderança reuniu-se pela primeira vez no final de setembro de 2012. A segunda reunião de trabalho oficial acontece nos dias 9 e 10 de abril de 2013 e tem como objetivo rever o progresso das atividades dos grupos temáticos, rever os processos e pontuar os próximos passos para os trabalhos dos grupos regionais.

A iniciativa é uma das decisões aprovadas na Conferência Rio+20, ocorrida em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a Sustainable Development Solutions Network (SDSN).

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino